Skip to main content

2 Jul. 10:30

Workshop Familiarte - "Monta a tua Própria Navalha" organizado pelo Lombo do Ferreiro

Às 10:30

Pretende-se que seja uma viagem pelas histórias e vivências na arte da cutelaria, valorizando o saber fazer de um objeto essencial e de grande valor no bolso dos nossos avós, desmistificando os preconceitos associados ao seu uso nos dias de hoje.

Com visita guiada pela Mostra de Cutelaria Artesanal, os participantes, pequenos e graúdos, serão no final convidados a terminar uma navalha, numa improvisada oficina de cuteleiro.

Levando no bolso uma "terceira mão" e a noção de uma utilização responsável.

Data: 2 de Julho, às 10h30
Numero máximo de inscrições: 10
Idade mínima: 6 anos

Preço de inscrição (Criança + Adulto) : 7,5€

A 1ª Mostra de Cutelaria Artesanal terá lugar nos dias 1, 2 e 3 de Julho no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha. Pretende-se que seja um ponto de encontro entre produtores, fornecedores e aficionados pela arte da cutelaria, na troca de experiências, mostra de peças únicas e divulgação junto da população.

A produção de Cutelaria na região das Caldas da Rainha tem um marcado cunho histórico, refletido nas vivências das suas gentes e destaca-se nos dias de hoje, pela sua produção industrial, reconhecida internacionalmente.

A curiosidade pela arte de trabalhar o ferro têm aproximado gerações, surgindo na última década um número considerável de produtores caseiros de cutelaria, apoiados pela evolução das tecnologias de informação.

Durante os 3 dias do evento o público terá a oportunidade de apreciar peças únicas de cutelaria de produção nacional e internacional, contactar diretamente com os seus produtores, participar em ateliers "Monta a tua própria navalha" e assistir à demonstração dos processos de gravação e de afiação uma lâmina.