Skip to main content

6 Mai. 21:30

Joana Rios

POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR NÃO NOS SERÁ POSSÍVEL APRESENTAR O CONCERTO JOANA RIOS, NO DIA 6 DE MAIO.

O MESMO FOI ADIADO PARA  DIA 18 DE NOVEMBRO ÀS 21H30.

PARA A DEVOLUÇÃO DE BILHETES É FAVOR CONTACTAR A BILHETEIRA.

PEDIMOS DESCULPA POR QUALQUER TRANSTORNO CAUSADO

 

 

“Fado de Cada Um” é o disco de estreia de Joana Rios como fadista e que marca definitivamente uma fase de mudança na carreira da artista que encontrou no Fado o seu caminho de maturidade e expressão artística plena.

Joana Rios canta à guitarra e à viola fado tradicional, fadocanção e ainda composições que sendo originais respeitam a estrutura do fado tradicional.

Neste seu disco de estreia canta poetas como José Luis Gordo, Carlos Conde, João Barreiros, Rosário Alçada Araújo, João de Bragança ou ainda Carlos Heitor da Fonseca que assina também as composições originais.

“Fado de Cada Um” é um disco que nos fala da condição de ser fadista, do Fado enquanto destino, do amor e claro está, de Lisboa como cenário de uma bela história de encantamento entre a fadista e o Fado.

Neste seu disco de apresentação Joana Rios é acompanhada à guitarra portuguesa por Eurico Machado e à viola de fado por Pedro Pinhal.
 

Sinopse

“(...) fugindo ao Fado fugia de mim (...)”

Esta frase do célebre fado “Que Deus me perdoe”, resume o percurso artístico de Joana Rios, que nasceu em Lisboa e começou a cantar profissionalmente aos 16 anos.

A primeira vez que cantou Fado foi aos 19 anos para o grande Fernando Maurício que a incitou a perseguir uma carreira como fadista, no entanto, os estudos musicais levaram-na a percorrer vários géneros que fizeram parte da sua formação; da música clássica ao Jazz, passando pela composição, Joana Rios teve um percurso eclético até regressar ao fado.

Foi pela mão do mestre da guitarra portuguesa, António Parreira, que finalmente se deu esse reencontro que marcou definitivamente a sua carreira.

Neste momento é a fadista residente do “Páteo Alfacinha”.

Bilhetes:

Bilhete Geral: 10€




JOANA RIOS

Joana Rios nasceu em Lisboa na freguesia do Campo Grande e desde muito cedo demonstrou um grande interesse pela música; começou por estudar piano com 9 anos mas a sua paixão foi sempre o canto e por influência familiar teve oportunidade de ouvir desde tenra idade cantoras como Amália Rodrigues, Elis Regina, Ella Fitzgerald ou Maria Callas.

Talvez estas influências tão diversas quanto importantes tenham sido decisivas para o seu percurso musical que foi também ele diverso e que se iniciou aos 16 anos como vocalista de uma banda de standards de Jazz e Bossa Nova. Aos 19 anos teve o seu primeiro encontro com o Fado, momento que foi proporcionado por Fernando Maurício e que viria a deixar-lhe uma marca indelével com efeitos na sua carreira anos mais tarde.

Joana Rios estudou na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional, ingressando posteriormente na escola de Jazz Luís Villas-Boas; aos 19 anos iniciou o curso de Ciências Musicais na Universidade Nova, curso esse interrompido por motivos profissionais e que viria a terminar anos mais tarde.

Em 2005 Joana Rios edita o seu primeiro disco em nome próprio, disco esse que resultou de uma série de concertos nos quais a cantora fez uma homenagem a uma das suas grandes influências - Ella Fitzgerald; o facto deste disco ter esgotado a sua edição de 2000 cópias, fez com que Joana Rios se lançasse artisticamente, no entanto, os discos que lhe seguiram - Universos Paralelos (2007) e 3Desejos (2011) - já apontavam para um universo musical bastante distinto desse disco de estreia, sendo estes cantados em português contendo maioritariamente música original composta por Joana Rios.

Em 2013 deu-se o encontro entre Joana Rios e o mestre da guitarra portuguesa António Parreira, encontro que reavivou uma memória perdida duma relação antiga de Joana Rios com o Fado. Foi o despertar dessa memória, da importância da palavra e da interpretação do fadista que deram origem a uma dedicação intensa e total nos últimos anos, do qual o seu disco de estreia como fadista “Fado de cada um” (2016) é testemunho.

Ao longo da sua carreira Joana Rios teve oportunidade de cantar nos mais importantes palcos nacionais, pontuada com actuações fora do país.