Skip to main content

17 Mai.

Rodrigo Leão apresenta “Os Portugueses”

Irá subir ao palco principal do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a partir das 21h30, deste sábado, 17 de Maio.

As imagens fortes recolhidas para compor a panorâmica da sociedade portuguesa contemporânea no documentário de António Barreto, exibido na RTP, inspiraram Rodrigo Leão a criar uma música igualmente forte, com subtis marcas da nossa identidade.

Essas peças foram agora adaptadas para um ecrã maior, que é o palco, e serão levadas estrada fora ao encontro do país que as inspirou. Este espectáculo beneficiará ainda da inclusão de alguns temas inéditos e das canções em português que Rodrigo Leão compôs na fase mais recente da sua carreira. O retrato social passa a retrato musical, pintado ao vivo.

Rodrigo Leão, reconhecido compositor e intérprete, começou a sua carreira há mais de 20 anos e tem sistematicamente perseguido novas maneiras de construir uma canção, permanentemente buscando entre as suas influências musicais e estéticas uma nova sonoridade que expresse o cosmopolitismo da criação moderna contemporânea.

O início da sua carreira, na década de 80, foi como baixista no grupo Sétima Legião. O primeiro disco a solo, “Ave Mundi Luminar”, aconteceu em 1992 e até hoje lançou oito discos. Mais de uma década depois do primeiro disco, Rodrigo Leão apresentou o “Mundo – 1993 – 2006”, um duplo álbum onde o compositor reflecte sobre o seu passado e perspectiva o seu futuro como criador.

Em Outubro de 2007, a banda sonora de “Os Portugueses” resultou também na edição de um novo CD que deu mote à digressão que vai passar pelas Caldas da Rainha.

O preço do bilhete é de 25 euros e o espectáculo dura cerca de uma hora e meia.