Skip to main content

10 Fev. 18:45

Exposição "it’s HOT in here” - Pintura de Leonardo Rito

 


 

Exposição "it’s HOT in here”
Pintura de Leonardo Rito
Comissariado Lourdes Féria

Inauguração - 10 de Fevereiro, às 17h30

Exposição patente de 10 de Fevereiro a 04 Março
 

Leonardo, assim

A sua geografia artística é habitada por uma energia poderosa, obedecendo a diversas estratégias narrativas que torpedeiam qualquer cronologia linear. Nos temas fundamentais de inspiração bíblica, onde convergem elementos dispersos, há uma evidente primazia do cénico. Mas os cenários e os tempos estão misturados. Vemos cenas simultâneas, ocorrências e atmosferas que produzem um efeito estranho. Nas narrativas, evocando a mitologia grega, o quotidiano actual irrompe de uma maneira inesperada. Surgem figuras, animais e coisas plantados no espaço da tela que sugerem uma subtil piscadela de olho ao surrealismo ou a um vago deslize para o campo do bizarro. São composições fantasiosas, convocando uma babélica colecção de figuras que não se confrontam. Andam por ali aparentemente desgarradas, embora interagindo umas com as outras. Numa espécie de limbo entre ficção e realidade. Leonardonão é um pintor teórico, mas tem uma grande capacidade para gerar e combinar imagens. Evocações figurativas e plásticas da cultura que passam também por registos de ícones contemporâneas da música e do cinema. O resultado é uma espécie de mística da matéria tangível. Absorveu ideias, influências capitais e até mesmo uma certa terribilitá que tornam os quadros desconcertantes. Alegoriza a corporalidade no universo mítico da história de arte.

Usa as referências visuais como uma plataforma ou ponto de partida para explorar as entranhas das possibilidades da pintura. O espaço pictórico, infundido de teatralidade, representa um palco onde o elenco dos actores, principais e secundários, cumpre o papel que lhe foi atribuído. Assim, cria uma atmosfera própria com alguns parêntesis no meio do enredo que vai ao encontro, segundo o pintor, das “grandes questões da vida”. E sinaliza o próprio xadrez da comunicação. Em vez de transpor para a tela a visão nítida da realidade, prefere a linguagem da imaginação, recorrendo aos símbolos. “O cordeiro da inocência,a pomba, o coelho…o bezerro de ouro”, relata. Vemos uma pintura que narra a expulsão, a nossa expulsão do paraíso. E outra que, entre personagens vestidos com trajes de camponeses antigos, se destaca um homem concentrado na tina vidro que contem uma vaca mergulhada num líquido, alusiva à obra que consagrou Damien Hirst. A arte bem intencionada é normalmente aborrecida, mas a arte hipócrita é ainda pior. Leonardonão debita discursos educativos. A saturação dos códigos colocou mais uma vez o foco na pintura. Já antes, na década de oitenta, o chamado regresso à pintura, deveu-se a um esgotamento das práticas conceptuais. Segundo Max Jacoba arte é uma mentira, mas o bom artista não é um mentiroso.

Não devemos entender esta exposição como uma retrospectiva. Foram seleccionadas obras de várias épocas porque no fundo apresentam um registo de continuidade, embora pareçam muito diferentes. Há nelas um fio condutor. A respiração flui na mesma cadência. O olfacto artístico mantem-se acutilante. Nas pinturas de Leonardosolta-se uma chispa poética ou um desconcerto semântico que obriga o espectador a todo o tipo de leituras e interpretações. Ele inventa narrativas. Não conta histórias. No atelier, os quadros repousam numa passividade ainda neutral. “Enquanto aqui estiverem, sujeitam-se sempre a serem alterados”, confessa o criador. Por vezes volta ao que deixou e continua a trabalhá-los porque as formas são capazes de darem mais de si. Toda a obra é fruto das circunstâncias. É assim.

 

 Lourdes Féria

 

Entrada Livre

Horário da Exposição

Inauguração - 10 de Fevereiro, às 17h30

De segunda a terça-feira
10h00 < 13h00 | 14h00 < 19h00

De quarta a sexta-feira
10h00 < 13h00 | 14h00 < 21h00

Sábado e domingo
11h00 < 13h00
14h00 < 18h00

Sábado e Domingo - Em dia de espetáculo à tarde
11h00 < 13h00 | Abre duas horas antes do espetáculo

Sábado e Domingo - Em dia de espetáculo à noite
11h00 < 13h00 | 15h00 até términus do espetáculo