Skip to main content
Todas as idades

27 Abr. 10:00

"Apontamentos das Nossas Ruas" de Manuel Bandeira Duarte

Entrada Livre
Exposição patente no Café Concerto de 27 de Abril a 30 de Maio de 2022

Exposição de Desenho

Apontamentos das Nossas Ruasilustra uma parte da deriva rítmica do dia-a-dia na cidade de Caldas da Rainha, evidenciando-se o seu eixo central. Através de um mapa desenhado e devidamente numerado, evidencia-se o cerne da cidade termal, convidando o visitante para a narração declarada que se desenlaça nos restantes 30 desenhos, 16 dos quais presentes nesta exposição e anotados no mapa.

Introduzindo à introspeção de um trajeto do quotidiano, os registos destacam pormenores e seguem perspetivas de um percurso comum, presencial e central, que nasce na Rua Dr. Miguel Bombarda e finda na Rua Almirante Cândido Reis, junto à Praça da República, a célebre e familiar ‘Praça da Fruta’.

Desta forma, a coleção apresentada obedece a uma ordem numérica que identifica os exemplares e os situa neste mapa inicial, não estando, porém, a sua interpretação plena dependente do seguimento da sequência proposta. Trata-se, assim, de uma rota que demonstra um caminho que se faz caminhando.

Manuel Bandeira Duarte


- Biografia Manuel Bandeira Duarte –

Natural de Caldas da Rainha, sou Designer de Ambientes e Mestre em Arte e Design para o Espaço Público. Desde cedo que me envolvo em diversas vertentes que o campo artístico possui com o intuito de obter bases de trabalho em distintas áreas de estudo. Entre outras, realço as do design, do espaço, da cenografia e da programação de eventos. No decorrer do meu percurso, tem-me interessado a investigação em torno do tema Morfologia Anónima O Espaço, o Delineamento e a Ritmanálise, no qual abordo a conduta e apreciação do utilizador em qualquer tipologia de espaço, focando-me na poesia, poética e política que o lugar nos propicia e, intuitivamente, nos faculta.

Instagram: @M.BANDEIRA.DESIGN
Website: MANUELBANDEIRADUARTE.WIXSITE.COM/DESIGN
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.