Skip to main content

2 Set. 1

"Azulejo A Arte Do Desafio" por Thomas Schittek

Exposição patente de 02 a 30 Setembro

"A obra de Thomas Schittek, pintor alemão há muitos anos radicado em Portugal, inscreve-se numa corrente pessoal, que atravessa paralelamente a arte contemporânea, dela se distanciando pela recusa de um discurso meta-referencial, dela se aproximando pelo necessário questionamento da sua leitura.

De facto, Thomas Schittek parte de uma metodologia de trabalho onde o fundamento, o desenho, é objecto de sistematização extrema, num registo quase arquivístico, evoluindo para a tela, em diferentes técnicas que utiliza de acordo com os objectivos expressivos pretendidos - pastel, aguarela, óleo; e o azulejo, trabalho de fogo que o pintor tão intensamente domina, não se limitando à pintura, mas operando todo o processo da sua produção artesanal.

É nesta relação com a primordialidade que se pode encontrar uma das possibilidades de leitura da obra deste artista plástico. Tendo como grelha fundadora um universo de referências clássico - os elementos naturalistas, a paisagem, a figuração, Schittek aproxima-se, lentamente (e em toda obra do autor a lentidão tem um carácter determinante) dos elementos formais mais elementares, num processo ´regressivo´ em que a geometrização básica, o cromatismo e a coloratura nos transportam para o domínio da fruição da infância, e convidam ao mais primitivo dos olhares: aquele que, maravilhando-se, se interroga.

Estamos claramente no território do prazer de quem cria transportado para o desafio do prazer de quem se apropria. Pintura solar, portanto, mesmo quando atravessada por períodos de tonalidades mais obscuras. Pintura (e azulejaria) de um artista que, num movimento tão característico na história da arte, descobre no Sul os fundamentos da sua obra.

Não por acaso, em Schittek dominam as temáticas relacionadas com o mar, a terra, o sol, recorrentemente utilizando o grande formato. Para uma criança também uma folha de papel é enorme. Progressivamente, o pintor tem-se aproximado de uma figuração mais definida, num percurso de uma coerência alegremente sacudida pela capacidade de reformulação constantes. De novo o  pintor revela até que ponto se permite regressar a uma possível infância.

Situamo-nos em consequência, perante uma obra marcada pela procura, não conceptualizada mas ´encontrada´, de um tempo. O tempo de ser feliz. Movimentando-se num campo de linguagem pictórica muito mais amplo que os contemporâneos, fundado na tradição e possuindo o desejo de espanto característico dos modernos."

Manuel Margarido


Thomas Schittek

Nascido a 8 de Janeiro de 1964 na cidade de Munique, Alemanha.
Formou-se em Técnicas de Impressão pela Universidade de Munique 1986 – 1988.
1989 – 1990 Bolsa de estudo para pintura em Lauenburg/Alemanha.
Pintura sobre Vidro e Arte do Mosaico 1992, convite pela Academia de Arte de Munique.    

Actualmente dedica-se principalmente à Pintura sobre Azulejo.

2014, Óbidos Ceramic Academy,
A OCA foi fundada pelo artista Thomas Schittek no Espaço Ó, em Óbidos, para promover a azulejaria artística contemporânea, no contexto da tradição nacional desta vertente artística. Pretende formar crianças, jovens e adultos, em contexto educativo ou não. Ao nível do contexto escolar, abrangerá alunos desde o Jardim de Infância até ao ensino superior, integrados em projetos coletivos das escolas, os quais poderão desenvolver projetos individuais quando desperto o talento e interesse nesta área artística