Skip to main content

30 Out. 14:30

Festival Internacional Caldas nice Jazz'20 | Workshop " O Círculo da Voz"

Às 14:30 

Festival Internacional Caldas nice Jazz'20 | WorKshop "OCírculo da Voz"

Manuel Linhares vai orientar o workshop “O Círculo da Voz”.
Uma experiência a não perder, que visa impulsionar a improvisação e criatividade vocal!
Manuel Linhares tem uma vasta experiência como facilitador de workshops e retiros musicais e trabalha frequentemente como assistente de artistas como Meredith Monk ou Bobby McFerrin.
 
"O Circulo da Voz” pretende dar a conhecer estas novas formas de trabalhar a voz, a improvisação e a criatividade musical, democratizando o seu acesso, impulsionando comunidades de cantores e dinamizando a criação artística interdisciplinar a nível nacional.
 
“O Círculo da Voz” é um laboratório de improvisação e criatividade vocal que foi fundado em 2017 pelo cantor Manuel Linhares e que decorre regularmente no Porto, no espaço Yoga Sobre o Porto.
 
Nestas sessões procura-se entender a voz enquanto possibilidade de expressão artística e individual, mas também enquanto manifestação e construção de um espaço comum, através de circlesinging e outros exercícios de canto e improvisação em grupo. São aprofundadas técnicas contemporâneas para trabalhar a voz que não as tradicionais formas corais, baseando-se integralmente na improvisação para criar composições e fomentar a musicalidade dos seus participantes. O grande percussor destas técnicas foi o cantor Bobby Mcferrin, com o qual Manuel Linhares teve a oportunidade de estudar e ser professor assistente do seu workshop “Circlesongs” no passado ano de 2019.
 
O que o “Círculo da Voz” propõe é a procura de uma forma de expressão vocal espontânea que promova o desenvolvimento musical, a improvisação e a criatividade, enquanto se cria um forte sentido comunitário e de partilha. Pretende-se que a individualidade possa ser superada pelo grupo que utiliza a sua voz de uma forma exploratória e livre, criando os mais improváveis cenários musicais. Explorando-se ritmo, timbre, movimento, harmonia, melodia, palavra, corpo, expressividade e, sobretudo, criatividade.
 
 
Informações sobre o Workshop
 
Duração: 2h30
Horário: 14h30 - Sessão Única
 
Valor da Inscrição: 10€
50% Desconto:
Para jovens dos 12 aos 17 anos;
Para membros de Bandas Filarmónicas, alunos de Escolas de Música, Grupos Corais e Músicos
 
Vagas Limitadas
 
Para mais informações e inscrições contatar:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.