Skip to main content

20 Jun. 20:30

Helder Bruno - TRANSMUTAÇÃO

Às 21:30

TRANSMUTAÇÃO

Inspirado no poema homónimo de João José Cochofel
(Evocação pelos 70 anos da publicação da obra os dias íntimos)
 
Helder Bruno (compositor, pianista e musicólogo) apresenta um concerto no qual revisita alguns dos temas do primeiro álbum (A Presença, serena e terna, 2018) e apresenta novas peças que serão incluídas no seu segundo álbum.

O novo álbum, que se encontra em produção, sairá sob o título Sob um céu de água/Water sky (under a).
Inspirado no fenómeno ilusório que consiste em percecionar o céu como a continuação da própria água (mar, lago ou rio),  as composições abordam temáticas diversas, da mitologia relacionada com a água até às vivências do quotidiano, passando pela relação tão trágica quanto  heróica do ser humano com o mar: homens, mulheres, a pesca, a sobrevivência, a vida, a morte, a superação.
Entre o símbolo e o significado, a metáfora e o real, procura-se a elaboração imagética de uma paisagem em que o céu é uma imensa massa de água que envolve uma bolha de vida, em que tudo o que existe e se conhece está sob um imenso mar, com tudo o que isso poderia implicar: na fenomenologia do som, da luz, da cor, do movimento, do espaço, do tempo.

Uma construção irreal desta dimensão existencial em que nos encontramos.
É a viagem mais livre e verdadeira, esta: a dos impossíveis.

Entre um e outro álbum, dois universos distintos, Helder Bruno concebeu o concerto Transmutação, inspirado no poema de João José Cochofel, que integra a obra publicada em 1950, Os dias íntimos.

 

Bilhete Individual: 7,50 €
* Bilhete Duplo: 10 €