Skip to main content

25 Jun.

António Victorino D’Almeida ao piano

 

Se é verdade que o talento deste comunicador sempre foi uma certeza nos campos da música e composição, não é menos verdade que demonstra excelentes capacidades ao aventurar-se pelos terrenos da televisão, do cinema, do teatro, da escrita, não esquecendo a rápida incursão que fez no mundo da política e da diplomacia.

No mundo da música foi uma criança prodígio. Aos seis anos, António Victorino D’Almeida começou os seus estudos musicais com Marina Dwander. Depois, estudou piano com Fernando Leitão, composição com Artur Santos e Joly Braga Santos, e História da Música com Maria Augusta Barbosa.

Foi sob a orientação de Campos Coelho que concluiu o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa com a classificação de 19 valores.

Foi com vinte anos para a capital austríaca, onde se aperfeiçoou como concertista de piano com Wladislav Kedra e Dieter Weber.

Em Viena, porém, dedicou-se muito especialmente ao estudo da composição, como aluno de Karl Schiske, tendo finalizado o Curso de Composição da Escola Superior de Música de Viena (actual Faculdade da Música) com a máxima classificação conferida por essa escola.

Começou muito cedo, aos 13 anos, a sua carreira de pianista, estreando-se na sala de concertos do Conservatório de Lisboa. Nessa qualidade, foi desenvolvendo uma actividade cada vez mais intensa, tanto em Portugal como no estrangeiro, a solo ou com orquestra, executando muitas das grandes obras do repertório pianístico e composições de sua autoria.

Página pessoal do maestro: www.antoniovictorinodalmeida.org