M/6

26 Jun. 16:00

Concerto Tocado Em Português | Banda Filarmónica de A-Dos-Francos

Bilhete Geral: 5€

Sociedade Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos

Direção, Maestro Diogo Esteves

Desde sempre, a Música Portuguesa, faz parte da História de qualquer Banda Filarmónica. Neste concerto, a Banda Filarmónica de A-dos-Francos irá proporcionar um momento musical aos seus ouvintes, que os trará às suas origens, através de obras de Nelson Jesus, Jorge Salgueiro, Pedro Sobral Santos, João Gaspar, Nuno Leal e Ângelo André Moreira.


BANDA FILARMÓNICA DA SOCIEDADE INSTRUÇÃO MUSICAL DE A-DOS-FRANCOS

Em 1906, Artur Peixoto Ferreira (Landal), Adolfo Monteiro de Sousa e o Pe. José Pereira Simões, são os principais fundadores da Banda Filarmónica de A-dos-Francos, que fez a sua primeira apresentação pública, no domingo de Páscoa, 15 de abril do mesmo ano.
Alguns anos mais tarde, foi construído o primeiro teatro da Região, inaugurado pela maior atriz portuguesa de sempre, D. Palmira Bastos, que ficou situado no local onde depois se instalou A Sociedade de Instrução Musical Cultura e Recreio de A-dos-Francos, que hoje gere a Banda Filarmónica e a Escola de Música de A-dos-Francos.
Nos anos 80, as instalações foram alargadas, com financiamentos comunitários, da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, da Junta de Freguesia e da população de A-dos-Francos, sendo hoje um dos maiores Auditórios multiusos do concelho das Caldas, com mais de 250 lugares sentados.

A Banda Filarmónica de A-dos-Francos é, atualmente, constituída por cerca de 40 elementos, sendo a maior parte dos músicos oriundos da Freguesia de A-dos-Francos, que deram os seus primeiros passos musicais na sua Escola de Música.
A Banda Filarmónica tem realizado Concertos por todo o país, sendo os seus grandes Concertos anuais na Vila de A-dos- Francos, em 1 de janeiro, no domingo de Páscoa e no mês de outubro e nas Caldas da Rainha, no mês de julho.

Em 2006, aquando do seu centenário, foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

A Escola de Música é supervisionada e dirigida por Diogo Esteves, com base nos mais qualitativos e eficientes métodos pedagógicos do ensino musical, prestando um valioso serviço à comunidade, pois para incentivar a sua frequência, as aulas são gratuitas sendo exigido, apenas, que os alunos se tornem associados da Sociedade, tendo acesso à utilização dos instrumentos da Banda.

A Orquestra Juvenil de A-dos-Francos: criada em 2016, dirigida por Diogo Esteves e tem a sua origem na Escola de Música de A-dos-Francos, que, ao longo dos anos, tem fornecido jovens talentosos para a Banda Filarmónica e para a Orquestra de Sopros de A-dos-Francos.
A sua 1.ª apresentação pública, foi em maio de 2018, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha e em abril de 2018 foi a convidada especial na Comemoração do 15.º aniversário da Comunidade de Leitores e Cinéfilos das Caldas da Rainha e do Dia Mundial da Poesia, também, no auditório, da Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha, com a presença da Vereadora da Cultura e do Presidente do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha (CCC) e da Junta de Freguesia de N. Sra. do Pópulo.

MAESTRO DIOGO ESTEVES

Diogo Esteves, natural de A-dos-Francos, nasceu em 1994 e começou os seus estudos musicais aos 11 anos na Banda filarmónica de A-dos-Francos em Trompa.
Ainda em pequeno torna-se um dos fundadores da “Orquestra de Sopros de A-dos- Francos”. Aos 16 anos entra no Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão na classe de trompa com o professor Rafael Salgado, em Leiria e durante os 3 anos letivos frequentou Masterclasses e Workshops de aperfeiçoamento com diversos professores tais como, Paulo Guerreiro, J. Bernardo Silva, Hélder Vales, Luís Vieira, Abel Pereira, Ângelo Caleira, Bruno Rafael, Ricardo Matosinhos. Ainda durante este período, participou em alguns estágios de orquestra com maestros de renome internacional, tais como Jean Sébastian Béreau, Pedro Neves, João Paulo Fernandes, Luís Carvalho, Alberto Roque, entre outros.

Em agosto de 2016 foi convidado pela Orquestra Juvenil das Lages do Pico (Açores) para orientar a classe de Trompa no Estágio de Orquestra da mesma. Em abril de 2017 surge a mesma oportunidade pela Banda Filarmónica das Lages do Pico (Açores) e em agosto do mesmo ano em Portalegre, pela Banda Filarmónica Euterpe.

De 2013 a 2020 desempenhou o seu papel como músico militar da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa. Em 2018 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Trompa dos professores Paulo Guerreiro e Luís Vieira, terminando a mesma em 2021.
Durante este período frequentou várias masterclasses com trompistas de
renome, tais como, Stefan Dohr, Radovan Vlatkovic e Fergus McWilliam.

Desde novembro de 2014, é professor de formação musical e da classe de metais na Banda filarmónica de A-dos- Francos.

Atualmente é Maestro da Banda de A-dos-Francos.


Contactos

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
agosto 2022
2` 3` 4` 5` 6` sa do
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Informação Legal

Social

© 2008 - Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.
Powered by [dp]Soluções