Skip to main content
M/6

24 Mar. 21:30

Expresso Transatlântico + Marina Herlop + NIC⌀ | Season Impulso 2023

Bilhete Geral: 10€
Bilhete Estudante: 6€

Expresso Transatlântico

2021 viu nascer um dos projectos mais interessantes do actual panorama musical: o Expresso Transatlântico.
A banda lisboeta que junta Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria lançou o seu EP de estreia homónimo no final do ano passado que tem recebido os maiores elogios do público nacional e internacional.
Foi entre Lisboa e os Estados Unidos da América que começaram a nascer as primeiras ideias do grupo. Gaspar Varela estava em tour com a Madonna, enquanto os seus dois companheiros lhe enviavam as primeiras «malhas» nessa viagem transatlântica.
Com uma sonoridade influenciada por ritmos da música popular portuguesa, brasileira e africana, o trabalho de estreia destes jovens músicos revela-nos, ao longo de seis canções, a banda sonora de uma Lisboa com vista para o mundo. A internacionalização do trio começou na Opening Ceremony da WOMEX 2022 e este será o ano da chegada do álbum de estreia do Expresso Transatlântico.


Marina Herlop

Marina Herlop é uma das promessas da nova música independente Europeia. Após os aclamados álbuns “Nanook” e “Babasha”, emerge em 2022 de forma vibrante com o hipnotizante “Pripyat” lançado pela conceituada editora PAN. A catalã, compositora, vocalista e pianista com formação clássica, canaliza o ambiente do álbum de uma forma verdadeiramente pós-humana; Herlop executa acrobacias vocais alienígenas, inspirando-se na música do sul da Índia, enquanto planta uma diversidade de sementes sonoras que florescem brilhantemente num suntuoso jardim de composições quiméricas produzidas, pela primeira vez, exclusivamente eletronicamente. Num ano em que se apresentou no Primavera Sound Barcelona e LA, CTM, Mutek, Dekmantel e Le Guess Who?, traz ao Impulso um álbum referenciado pela crítica internacional - inclusive considerado um dos melhores discos de 2022 para a Pitchfork - tendo recentemente recebido a atenção de artistas como Bjork ou Animal Collective.


NICØ

Investido numa constante procura por novas texturas e padrões sonoros, NICØ encontra conforto na fragilidade do improviso e na efemeridade das patches. Nome emergente da cena electrónica modular lisboeta - e fazendo-se acompanhar de um sintetizador modular em constante mutação desde 2020 - os seus livesets oscilam entre as frequências do IDM, glitch, ambient, hyperpop - mas também pelos ritmos frenéticos do drum&bass e do jungle. Através da amálgama de processos variados de composição, NICØ apresenta ao vivo algumas das suas faixas produzidas metodicamente, enquanto abre espaço para a improvisação e se deixa levar pelas nuances da espontaneidade.