Skip to main content

8 Out. 1

Exposição - "A CASA", de Lara Roseiro


Exposição patente de 08 a 30 Outubro

«O mundo não é mais que quatro paredes, que se transportam connosco; um lugar sempre fechado». Irene Lisboa

"A casa é o lugar íntimo catalisador do processo criativo. Este espaço estruturante da identidade, que abriga e protege o amor, está intimamente ligado a todas as nossas memórias e vivências interiores uma vez que é neste território que os laços e os sentimentos se cimentam, contendo narrativas que evocam cheiros, afetos, texturas, segredos, fragilidades, sabores e sonhos que habitam na alma.

Este refúgio amigável e espaço organizador – “A Casa” – alberga dois cenários: a «pintura» e «para lá da pintura». A «pintura» materializa apontamentos narrativos apresentando interiores de habitações sempre com a presença feminina. Os ambientes arquitetónicos aparentemente vazios entre cortinas ou janelas entreabertas evidenciam territórios e objetos domésticos identificáveis – sala, quarto, porta, mobiliário, loiças, vestuário – que remetem para recantos protetores do quotidiano íntimo das figuras; uma quase solidão, um diálogo interior. O pano de fundo imaginável, por entre a contaminação do primeiro plano, cita lugares triviais e seguros exibindo poses comuns do aconchego ou da interioridade feminina. «Para lá da pintura» apresenta uma multiplicidade de técnicas – bordado, assemblage, instalação – que materializam e humanizam memórias de infância e que se articulam através de objetos apropriados, alguns ligados ao lavor feminino da hierarquia avó-mãe e outros de caráter kitsch, decorativo ou doméstico, assentes em paradigmas de construções sociais de género. A casa, aqui, aparece como um lugar de clausura gerador de uma ideologia de feminilidade e de domesticidade, em que as técnicas manuais – processo monótono, repetitivo e lento – desvendam histórias e sentimentos de mulheres anónimas, conhecidas ou familiares, levantando questões do seu mundo privado. Trata-se, pois, de um trabalho com uma carga narrativa autobiográfica que, também, aborda estereótipos de amor e romance encontrados em literatura, mitos ou brinquedos infantis por meio de fusões e reminiscências de vários processos artísticos que remetem para práticas e sensibilidades femininas, evocando a esfera doméstica.

“A Casa” enraíza-nos no espaço íntimo do quotidiano feminino através de cenografias e objetos vulgares, que por momentos adotamos como nossos, multiplicando-se as possibilidades narrativas e permitindo a entrada num universo que nos é familiar." Lara Roseiro - Janeiro 2016

BIOGRAFIA

Lara Roseiro nasceu em Coimbra em 1980. Vive e trabalha em Azeitão.

Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2013) com a dissertação “Femmage e heranças do labor feminino”. Licenciatura em Pintura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, ARCA/EUAC (2003).

Prémios e distinções (selec.): Menção Honrosa, “Aveiro Jovem Criador 2011”; 2º Prémio, 5ª Bienal de Pintura de Arte Jovem de Penafiel (2008); Menção Honrosa, 5ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde (2007); 3º Prémio de Pintura “Aveiro Jovem Criador 2004”.

Expõe regularmente desde 2001 em exposições individuais e coletivas.

Representada em coleções públicas e privadas (Alemanha, Canadá, França, Holanda, Polónia, Portugal e Suécia).

Ilustrou o livro “Estórias d’Escritas” de Jorge Mendonça, com 28 desenhos e 1 pintura, publicado pela Chiado Editora (2015).
Mencionada em várias publicações: Homem Magazine, Ideias Casa Cláudia, Maria Capaz, Catapult (EUA), Bogamia (EUA), etc.

Realizou diversos projetos em arte pública, sendo o último no Museu Arqueológico do Carmo em Lisboa (2013).
www. lara-roseiro.blogspot.com