Skip to main content

6 Jul. 1

Exposição "Lugares que (não) existem", de Sofia Pinto

Exposição patente de 06  a 30 de Julho | Café-Concerto
 
"Lugares que (não) existem", de Sofia Pinto
 
" Retrato os lugares que não me pertencem, os lugares que não existem; os lugares que me possuem.
Enquanto os retrato, às vezes rio-me, outras vezes choro. Quero mergulhar neles e não posso, são apenas reproduções do meu imaginário.
Nestes lugares, o espaço e o tempo não são aliados, nem vivos. Mas a cor e a forma têm vivacidade própria; e é por isso que continuo a retratar estes lugares — é a minha forma de satisfazer o meu desejo idílico de fuga para um paraíso qualquer. Escavo no meu âmago e assim o exteriorizo.
Os seres imperceptíveis revelados nas minhas imagens protegem-me, habitam em diferentes níveis da profundidade do meu ser, da minha intimidade. Os signos encriptados que pairam sem uma linha referencial de chão são a minha verdade, e gosto de a manter numa atmosfera de mistério; que só eu conheço.
A pintura e a escrita habitam em mim como fonte de auto-conhecimento; a maioria das coisas que crio, não possuo ainda inteira racionalidade sobre elas, mas a procura de respostas impinge a necessidade de continuar a criar, a produzir. Será sempre a busca incansável, excitante e estimulante dos polos ficção/realidade ainda indefinidos. "
 
 
Sofia Ribeiro Pinto, nascida a 19 de junho de 1996, em Lisboa.
Estudou na Escola Artística António Arroio e actualmente estuda na ESAD, nas Caldas da Rainha. Frequenta o curso de Design Gráfico mas, paralelamente, começou a aprofundar a área de Pintura há três anos. Tem um espaço/atelier nas Caldas da Rainha onde, até o dia de hoje, foi desenvolvendo uma prática artística que considera ser a prevalecente no seu percurso.