Skip to main content
Todas as idades

18 Dez. 10:00

"À La Minute", de Maria Madalena de Castro

Patente no Momentos Restaurante de 18 de Dezembro a 23 de Janeiro

A exposição individual, À La Minute, que integra as obras da artista plástica Maria Madalena de Castro, debruça-se numa rotina incerta que motiva o exercício – tarefa -, o movimento dado ao físico e a repetição sobre o mesmo. Para, desta forma, conduzir e trabalhar o olhar alheio sobre o desconhecimento da imagem por detrás de um espaço, a cozinha.


A constante interpelação do gesto dilui a firmeza - exaustão da persistência - e traz o exercício, intitulado de rotina. A imagem revela o eco das articulações (pequenas ressonâncias) gestuais, movimentadas, rítmicas e pausadas que partilham entre si o ruído, fragor. Aqui, o corpo não carrega somente o seu ritmo mas também o de outrem; a dedicação, realização, interação, o diálogo, manuseamento e o contato. O todo está intrínseco na exigência física e mental, «objetivo do aprimoramento». Este efeito transparece nas técnicas de desenho e fotografia em variadas escalas. A fotografia como captação da intimidade sensorial e da banalidade dos objetos e o desenho como impregnação dos alimentos, cheiros, da matéria, texturização, cristalização e estranheza.


Biografia Maria Madalena Castro

Maria Madalena Gomes de Castro Nasceu em Guimarães, em 1998. Estudou Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.cr), concelho onde reside e trabalha atualmente.
No seu trabalho contrapõem a noção de desenvolvimento orgânico com a repetição e reprodutibilidade dos materiais industriais. Neste contexto tem utilizado materiais apropriados tais como caricas, cobre, feltro e redes metálicas em objetos de pequena e média escala. Tem também explorado as técnicas de serigrafia, pintura e desenho. Recentemente tem-se dedicado à representação dos meios em que está inserida, suportando-se no vídeo e fotografia.

Notas Biográficas Artísticas

Maria Madalena Castro (n. Guimarães, 1998)


Formação académica
2020 Conclui a Licenciatura emArtes Plásticas na Escola Superior deArtes e Design, Caldas da Rainha.
2017 Conclui o Ensino Secundário na Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães.


Formação complementar
2019 ResidênciaArtística com orientação do designer Marco Correia. Mosteiro da Batalha, Leiria.


Exposições Individuais
2019 Performance, Sem Título 2. Caldas Late Night. Parque D. Carlos I, Caldas da Rainha.


Exposições Coletivas
2021 Cintilações e Reflexos. Água. Exposição coletiva de desenho e vídeo. Serviços Centrais do Politécnico de Leiria.
2021 Exposição Vitória - Residência Artística de Desenho. Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, Leiria.
2020 O papel do Engenho, exposição de Finalistas deArtes Plásticas. Escola Superior deArtes e Design, Caldas da Rainha.
2020 Performance, Tinta da China. Evento Gato Vermelho - Eletricidade Estética. Céu de Vidro, Caldas da Rainha, Portugal.
2019 Performance, Bonding. Evento Gato Vermelho- Eletricidade Estética. Céu de Vidro, Caldas da Rainha.
2019 Performance, Sem Título 3. Evento Gato Vermelho- Eletricidade Estética. Céu de Vidro, Caldas da Rainha.
2018 Performance, Sem Título. Mostra Performance. Céu de Vidro, Caldas da Rainha.