
DAR ANIMA ÀS SOMBRAS | POÉTICA DOS OBJECTOS COM JOSÉ RAMALHO
Uma cartolina que ganha forma recortada num perfil criativo gerado pela personagem que cada participante decide inventar com base na sua imaginação ou retirada de uma história.
Fazendo jus à História do Teatro de Sombras, revisita-se o código da luz e da sombra com que o Imperador Wu há milhares de anos foi presenteado pelo fazedor de sombras que o emocionou com a animação do recorte de perfil da Imperatriz falecida. Viagem das trevas à luz numa alegoria da caverna desafia-se o exercício estético das sombras recortadas ou das sombras corporais.
A simplicidade do acto criativo no desafio da liberdade da imaginação e a descoberta do potencial de animação e comunicação da sombra, ser inerte com alma na ponta dos dedos de cada participante.
A musicalidade das onomatopeias na construção de frases e a diferenciação vocal de cada personagem a identificar a sua personalidade, estado de alma, ritmo no domínio do movimento – corpo e voz.
José Ramalho – Nasceu em Lisboa em 1962. É actor, marionetista, encenador e Director Artístico do Teatro Figura. Tem formação em Teatro e Teatro de Marionetas em Portugal - Faculdade de Letras de Lisboa; e em França - École Supérieure des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières e Institut de la Jeunesse em Paris. Realiza formação em Portugal, Espanha e Brasil. Foi Director Artístico da Companhia Marionetas de Lisboa e actualmente Director Técnico do Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha.
